-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 80 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: ALUMINALLUX, Beato & Filhos, CIN, Efapel, Koklatt, Lagoas Decor, PORTF
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com vistas magníficas sobre o Rio Tejo, este apartamento, no último piso de um prédio em Lisboa, foi alvo de uma reabilitação no sentido de modernizar este espaço datado das décadas de 50 e 60 do século passado.
Situado no Bairro da Graça, este T2 apresentava alguns problemas funcionais que foram colmatados com a abertura da cozinha para a sala, dando origem a uma zona social mais ampla e fluida.
Para modernizar uma casa que nos falava de um modo de viver desajustado aos dias de hoje, revestiu-se com ripado a porta de entrada, ripado este que, quando aplicado aos contadores, à porta de acesso ao elevador de serviço e aos armários da cozinha, unifica todos estes elementos e dá continuidade aos diferentes espaços.
Apostou-se na colocação de caixas de luz nos tectos e iluminaram-se algumas sancas, mas sem nunca esquecer a luz natural que banha quer a zona social quer a zona privada da habitação.
A colocação de madeira em todo o pavimento garantiu a uniformização espacial desejada para este apartamento com a excepção da instalação sanitária existente que, no entanto, apresenta, em si mesma, uma homogeneidade fruto do revestimento da zona do duche com o mesmo mosaico do chão.
Foram ainda desenhadas carpintarias integradas e feitas à medida, tais como roupeiros nos quartos e uma estante na sala, elementos facilitadores da dinâmica diária actual.